O cortisol é um hormônio produzido e secretado pelas glândulas suprarrenais, dois órgãos localizados acima dos rins. Suas funções incluem auxiliar no controle do estresse, ajudar no funcionamento do sistema imune, diminuir inflamações e manter constante o nível de açúcar e a pressão arterial.
Esse hormônio possui uma importante função catabólica, atuando na quebra de carboidratos, proteínas e lipídios. A concentração de cortisol no sangue está relacionada à atividade diária e à serotonina e, por isso, varia ao longo do dia. Geralmente, essa concentração é maior pela manhã e vai diminuindo ao longo do dia.
➡ O cortisol alto no sangue pode provocar: aumento de peso, perda de massa muscular, diminuição da testosterona, baixo crescimento, libido baixa, menstruação irregular, maiores chances de ter osteoporose, maior frequência urinária e sede.
➡ Já o cortisol baixo pode desencadear depressão, fadiga, fraqueza, cansaço e desejo de ingerir doces.
❗ Para manter o nível adequado de cortisol no organismo e evitar esses efeitos negativos gerados pelo desequilíbrio do hormônio, é fundamental manter uma qualidade de vida saudável, apostando principalmente na alimentação saudável e na prática de exercícios físicos, além de procurar sempre evitar o estresse excessivo.
#drjrcalhau #emagrecacomsaude #nutrologiaesportiva #autocuidado #atividadefisica #vidasaudavel #alimentacaosaudavel #longevidade #metabolismo #nutricao #envelhecercomsaude #bemestar #fitness #cortisol #cortisolalto #cortisolbaixo
Compartilhar