Você já ouviu falar em ANDROPAUSA?

Conhecida popularmente como “menopausa masculina”, a Andropausa é caracterizada pelo declínio hormonal (no caso dos homens é a diminuição da produção de testosterona, enquanto das mulheres é o hormônio estrógeno).

💊⏰ Mesmo que essa produção de hormônios não seja completamente interrompida, como no caso das mulheres na menopausa, é importante que o homem também faça a reposição hormonal com acompanhamento médico, pois esse processo interfere de forma negativa na rotina do paciente.

❗️ Em razão dos hábitos de vida diferenciados, assim como pela evolução do processo de envelhecimento diferente para cada homem, os sintomas da andropausa são diversos na população masculina e podem começar a ser percebido a partir dos 40 anos.

No entanto, podem ser listados como sendo sintomas mais comuns:

👉🏼 perda de massa óssea;
👉🏼perda de massa muscular;
👉🏼 fadiga e cansaço excessivo;
👉🏼 perda de força muscular;
👉🏼 alterações de humor (depressão e ansiedade)
👉🏼 perda ou diminuição da libido;
👉🏼 disfunção erétil;
👉🏼 aumento da gordura abdominal;

🩺 Devido a população masculina ir pouco ao médico, acaba desconhecendo situações pelas quais pode estar passando e as consequências que esse distúrbio podem causar nas suas vidas como:

➡️ aumento de quedas e fraturas
➡️ dores articulares
➡️ atrofia muscular
➡️ demência e alzheimer
➡️ aumento de risco de infarto

👴🏼 A andropausa é um fenômeno decorrente do envelhecimento. Assim como ela, inúmeros outros efeitos fisiológicos do organismo aparecerão com o tempo. Para que se possa aproveitar a longevidade com qualidade de vida é muito importante fazer um acompanhamento personalizado com um profissional capacitado.